Doença de Chagas

Carlos Chagas

É uma doença transmitida pelo bicho barbeiro (triatoma infenstans).

Através destes insetos ocorre a contaminação dos seres humanos. Após a sua picada eles excretarem suas fezes contendo o Trypanosoma cruzi, que é um parasita que passa a viver no sangue do doente por muitos anos.

A Doença de Chagas pode acometer: o coração, o esôfago e o intestino das pessoas. Leva estes órgãos a uma dilatação e uma perda da função normal.No coração, o aumento do órgão indica a presença da Insuficiência Cardíaca Congestiva, que tem como sintomas: falta de ar, palpitações toráxicas e inchaço nos pés.

Pode ocorrer também comprometimento dos nervos do coração, levando a graus variados de bloqueio do coração, o que pode ser indicativo de implante de marca passo para correção.

No esôfago a dilatação é chamada megaesôfago e cursa com disfagia (dificuldade para engolir) que vai progredindo de alimentos sólidos e secos até a pessoa engasgar com pedaços de carne macios e pequenos.

No intestino ocorre o megacolon chagásico, com dilatação do intestino grosso. Pode ocorrer a formação do fecaloma, que é um bolo fecal endurecido que impede que a pessoa possa defecar de forma normal. O doente pode ficar mais de 15 dias sem evacuar e por vezes há necessidade de ressecar-se manualmente esta verdadeira pedra de fezes.

Megam Mega2m